Resultados da busca pela palavra:
ditadura militar

50 anos depois: a resistência da ECA-USP à ditadura militar

E-book
Interdisciplinar
"Em 2014 registramos a memória dos 50 anos de implantação de uma longa ditadura no Brasil, cujas consequências são irreparáveis para toda a sociedade brasileira. A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que foi diretamente atingida por esse regime totalitário, promoveu, em 2014, o debate "50 anos depois: a resistência da ECA-USP à ditadura militar". (Portal de Livros Abertos da USP)
E-book - Ano: 
2018
E-book - Autor: 
Margarida Maria Krohling Kunsch (Organizador)

Livro recorda resistência da ECA à ditadura militar

Na última quarta-feira, dia 28 de novembro, a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), comunicou o lançamento do livro 50 anos depois: a resistência da ECA-USP à ditadura militar, organizado por ela. O lançamento aconteceu durante a sessão solene em homenagem ao professor José Marques de Melo.

Lançamento do livro "O cinema e as ditaduras militares"

27/11/2018 18:00
27/11/2018 21:00

Na próxima terça-feira, dia 27 de novembro, acontece o lançamento do livro O cinema e as ditaduras militares – contexto, memórias e representações audiovisuais, organizado pelo professor Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e pelo professor Marcos Napolitano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O evento será às 18h, na sala 12 do Departamento de História, da FFLCH.

Professor do CTR publica livro sobre cinema e ditaduras

Eduardo Morettin, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) publica livro O cinema e as ditaduras militares – contexto, memórias e representações audiovisuais, organizado por ele e pelo professor Marcos Napolitano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) entre diversos outros autores.

‘Ecos de 1968’ leva à reflexão do autoritarismo nos dias de hoje, segundo docente do CBD

Entre os dias 2 e 5 de outubro, acontece Ecos de 1968 – 50 anos depois no Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA) da USP, com coordenação de Margarida Kunsch, professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão da USP.

Anacronismos, Monteiro Lobato e ditadura militar no 'Diversidade em Ciência'

07/07/2018 14:00
07/07/2018 15:00

Dia 7 de julho, às 14h, vai ao ar, na Rádio USP, o próximo Diversidade em Ciência. Neste programa, Ricardo Alexino Ferreira, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevista Alice Mitika Koshiyama, professora sênior do CJE.

Relatório da Comissão da Verdade esclarece história e vida na ECA durante o regime militar

Na última semana, o relatório de conclusão dos trabalhos da Comissão da Verdade da USP foi entregue ao reitor Vahan Agopyan. O relatório é composto por 10 volumes e contém documentos e relatos que buscam esclarecer violações aos direitos humanos ocorridas durante a ditadura civil-militar, de 1964 a 1985.

ECA relembra histórico de resistência à ditadura militar

Professores, ex-professores e ex-alunos se reúnem para trazer depoimentos da luta pela democracia

Como parte das comemorações dos 80 anos da Universidade de São Paulo, a Escola de Comunicações e Artes promoveu na última segunda-feira, 8 de dezembro, o evento 50 anos depois: a resistência ECA-USP à ditadura militar, que contou com a presença de professores, ex-professores e ex-alunos, e trouxe uma série de memórias e depoimentos da oposição feita dentro da Escola ao regime militar.

50 anos depois: a resistência ECA-USP à ditadura militar

Lead: 
Este evento integra as comemorações dos 80 anos da Universidade de São Paulo e pretende contribuir com o debate nacional sobre o período de ditadura militar no Brasil e suas consequências
Data e hora: 
8 de dezembro | 10h às 13h com IPTV
Local: 
Auditório Paulo Emílio, 2º andar, Prédio Central da ECA-USP
Informações: 
As inscrições, gratuitas, são limitadas.
Sigla do Depto.: 
ECA

50 anos depois: a resistência ECA-USP à ditadura militar

08 de dezembro de 2014, às 10h

Auditório Paulo Emílio, 2º andar, Prédio Central da ECA-USP

Inscrições abertas.

Devido a capacidade do Auditório, as inscrições terão um limite de 115 inscritos.