Nota de solidariedade ao professor Juarez Xavier

A Comissão de Direitos Humanos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo manifesta indignação e repúdio perante o episódio de violência racista cometido no Dia da Consciência Negra, no último 20 de novembro de 2019, contra o professor Juarez Xavier, docente do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

O episódio indica a perpetuação cotidiana do racismo na sociedade brasileira e acentua a necessidade de mais esforços pela vida e integridade de todos os seres humanos, além da convivência social com respeito de oportunidades e de direitos, compromissos fundamentais daqueles que atuam pelos direitos humanos.

Solidarizamo-nos com o professor Juarez Xavier e nos posicionamos ao seu lado na luta antirracista. Luta essa baseada na valorização das raízes histórico-culturais e identitárias afro-brasileiras, assim como de reconhecimento dos prejuízos contra as pessoas negras no passado e na atualidade.