Cineasta Andreas Dresen realiza oficina no CTR

14/08/2012 10:00

O cineasta alemão Andreas Dresen realiza oficina no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão  (CTR)  com o tema Realidade improvisada: métodos documentais para a ficção.

Nascido em 1963 na ex-Alemanha Oriental,  Andreas Dresen ficou conhecido através do filme País Silencioso, de 1992. Alguns anos depois, teve o ponto alto de sua carreira com Sombras da Noite, pelo qual o protagonista Michael Gwisdek recebeu, em 1999, um Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em 2002, foi a vez de Entre Casais chegar às telas, um dos trabalhos mais elogiados pela crítica e de maior repercussão internacional.

Suas experiências em desenvolver filmes sem recorrer ao roteiro tradicional começaram no final dos anos 90, em uma tentativa de dar mais liberdade aos atores e ao seu modo de narrar. Segundo Andreas,  trabalhar com atores profissionais e não profissionais, criar uma cena sem um roteiro, intersecções entre o documentário e a ficção são algumas das questões que ele gostaria de discutir. 

“Escrever enquanto se filma, estar aberto a novas ideias, tanto da equipe quanto dos atores, essa era a principal intenção. Desde então, desenvolvemos três longas metragens dessa forma, e todos eles têm obtido êxito tanto nas bilheterias quanto em diferentes festivais internacionais.”

 

50 vagas - Inscrições (enviando curto CV e carta de intenção) pelo e-mail: laica@usp.br

andreas.jpg

 

 

Data: 14 de agosto
Horário: 10h às 17h
Local: Auditório A ­- CTR