Das lives ao streaming: e-book debate impacto da pandemia na produção e consumo de mídias audiovisuais

10/04/2021 15:00
10/04/2021 17:00

E-book será lançado neste sábado e ficará disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP

 

No dia 10 de abril, sábado, às 15h, acontece o lançamento de Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos, e-book que reúne diversos autores para refletir como as mídias audiovisuais geraram novas possibilidades artísticas, comunicacionais, educativas, entre outros aspectos, durante a pandemia. A live acontece no Canal do LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, laboratório e grupo de pesquisa da ECA responsável pela publicação, junto com a Invisíveis Produções.

Com o distanciamento social e as pessoas ficando mais tempo em casa, diversos fenômenos audiovisuais criados pelas tecnologias digitais também ganharam novo impulsionamento. "Algumas reflexões sobre esse acontecimento estão aqui, nesta publicação. São pensamentos que buscam compreender este estranho cruzamento da pandemia com a mídia, com a solidão do confinamento, com o perigo real da contaminação e, por consequência, da morte. À crise sanitária que se instaurou, somam-se as crises pessoais, sociais e políticas, mas, também uma explosão criativa que delas decorre", explicam os organizadores da obra.

Os textos partem da atual crise de saúde pública para discutir o presente e o futuro do audiovisual. Outros focam, sempre sob o impacto da pandemia, em eventos específicos, como o fenômeno das “lives”, as redes sociais, a produção artística contemporânea, as possíveis narrativas da internet, etc. As abordagens são as mais variadas: ensaios fotográficos e pesquisas de imagem se alternam com os pensamentos cinematográfico, sociológico e filosófico, tendo ainda espaço para textos livres e de ficção.

Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos é organizado pelos professores Almir Almas e Luís Fernando Angerami Ramos, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), em parceria com os pesquisadores Deisy Fernanda Feitosa, Daniel Lima, Lyara Oliveira e João Knijnik.

Acesse o Portal de Livros Abertos da USP e faça download gratuito do e-book.

 

 

Serviço:

Lançamento do e-book Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos
Data: 10 de abril
Horário: 15h às 17h
Via Canal do LabArteMídia no Youtube