Exposição “O que é público é de todos”

26/02/2013 08:00
13/03/2013 22:00

A Biblioteca da ECA promove, entre os dias 26 de fevereiro a 15 de março, a exposição “O que é público é de todos”. A exposição é aberta a todos interessados e é feita com obras danificadas por usuários do acervo.

A ideia partiu do fato de que no Brasil comumente os objetos e espaços públicos sofrem depredação a ponto de, muitas vezes, ficarem sem condições de uso. Não apenas bancos de praças, monumentos e orelhões são encontrados em condições deploráveis, as bibliotecas também passam por situações similares.

A forma inadequada de utilização talvez esteja relacionada  à noção de objeto público como aquilo que não tem dono e que, dessa forma, deva servir ao usuário como ele bem entender. Tendo isso em vista, a Biblioteca da ECA traz a exposição “O que é público é de todos”, no intuito de provocar no usuário uma reflexão sobre o uso desses objetos.

A exposição mostra alguns exemplos do mau uso atribuído aos livros: trechos sublinhados, anotações nas margens das páginas, folhas rasgadas. Além disso, no caso de empréstimos, as obras são devolvidas meses ou mesmo anos depois da data de devolução, apesar das insistentes cobranças das bibliotecas.

É importante ressaltar que o ato de escrever nos livros proporciona uma conversa entre leitor e o autor. No entanto, deve-se evitar esse tipo de prática quando se tratar de um material destinado a uso público.

Data: 26 de fevereiro a 15 de março
Horário: 8h às 22h
Local: Biblioteca da ECA