Masterclass de Pedagogia Musical

27/08/2012 09:00
27/08/2012 11:40

Na segunda-feira, dia 27 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e a professora Maria Teresa Alencar de Brito, do Departamente de Música (CMU), oferecem o Masterclass Música e Visualidade, com o professor Erin Vargas.

Erin Vargas é venezuelano, doutor em Cultura Latino-americana e Caribenha, compositor formado pela Universidade do Missouri (Kansas), pedagogo musical e membro ativo do Fórum Latino-americano de Educação Musical (FLADEM). É professor da UPEL-IPC, desde 1987,  atuando no programa de Educação Musical do Departamento de Arte, sendo chefe do Departamento de Semântica Musical.

Erin Vargas apresentará suas pesquisas relativas ao trabalho com a improvisação,  com a criatividade e o imaginário sonoro, por meio da integração ativa entre a audição e a visualidade. Por meio de uma revisão histórica das tendências de composição criadas a partir de 1950, bem como pelo contato com elementos que vão do período da pré-escrita musical até os sistemas de notação contemporâneos, a palestra pretende explorar as potencialidades de uso no campo da educação musical, valendo-se, em primeiro plano, de práticas criativas.

O evento é gratuito.

Data: 27 de agosto
Horário: 9h
Local: Auditório Olivier Toni do Departamento de Música (CMU)