Estudantes da USP têm gratuidade e descontos em diversas plataformas e aplicativos

Muitas dessas ferramentas são úteis para o aprendizado remoto; acesso é garantido via e-mail institucional da USP

 

Alunos da USP possuem acesso a variados benefícios utilizando o e-mail institucional da universidade (xxx@usp.br). Confira abaixo alguns programas que podem ser úteis durante o período de ensino remoto e além.

 

imagem com o slogan do pacote office Drives de Armazenamento: a USP oferece a sua comunidade acesso ilimitado ao Drive do Google e suas ferramentas de criação de documentos, apresentações e planilhas, além de até 1T de armazenamento no OneDrive da Microsoft e acesso ao Office365 Education. Para instalar os programas, cadastre o e-mail neste link e siga as instruções do FAQ da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP. 

 

 

imagem com o slogan da plataforma pressreaderPressReader: a plataforma possui um catálogo com mais de 7.000 publicações, entre jornais e revistas de diversos países. No Brasil, estão disponíveis 128 títulos. Para ter acesso ao benefício, o aluno deve fazer o download de um programa de VPN (Virtual Private Network) e acessar a rede da Universidade. Confira o passo a passo.

 

 

imagem com o logo do aplicativo camscannerCamScanner: o aplicativo permite a digitalização de documentos através do celular, sem a necessidade de uma mesa de scanner. Disponível para os sistemas Android e iOS, o CamScanner permite salvar documentos nos formatos JPG e PDF. Ao cadastrar o e-mail institucional, o estudante tem acesso gratuito por até 1 ano. 

 

 

 

imagem com logo do canvaGitHub e CanvaPro: para conseguir utilizar o CanvaPro gratuitamente por até 1 ano, é preciso fazer um cadastro na plataforma de programação GitHub. Depois de cadastrado, basta acessar este link, inserir seus dados universitários e esperar a aprovação. Quando sua conta de estudante for aprovada, o GitHub disponibilizará o acesso a alguns programas parceiros, entre eles o CanvaPro.

 

 

imagem com o logo da plataforma de cursos courseraCoursera: uma parceria da USP com o programa Coursera for campus disponibiliza variados cursos com certificados em universidades estrangeiras. Há conteúdos nas áreas de Línguas, Comunicação, Música, Arte, Escrita Acadêmica e mais. Entre as instituições participantes encontram-se as Universidades de Michigan, Yale, Princeton, Amsterdam, Pequim, Hong Kong, entre outras. O acesso é autorizado mediante a utilização do e-mail institucional.

 

 

imagem com logo do spotifySpotify Premium: uma das plataformas mais utilizadas para streaming de músicas e podcasts, a versão premium do Spotify permite o download de arquivos e a reprodução sem interrupção por anúncios. O uso da conta universitária reduz o valor da mensalidade para R$ 8,50. É preciso informar o e-mail e enviar documento que comprove a matrícula.

 

 

 

imagem com o logo da plataforma notionNotion: a plataforma ganhou notoriedade durante a pandemia como ferramenta de organização e gerenciamento de trabalhos. O Notion permite a criação de notas, documentos, planilhas, listas de tarefas e mais opções. A versão premium fica disponível ao acessar a seção de estudantes do aplicativo e inserir o e-mail USP.

 

 

 

imagem com o logo do aplicativo down dogDown Dog: a desenvolvedora possui aplicativos de exercícios físicos, yoga, meditação e regulagem do sono, com vídeos explicativos e diversas modalidades de treino. O download pode ser feito para celulares com sistema Android ou iOS. Estudantes conseguem acesso gratuito ao cadastrar o e-mail neste site. A parceria com a Down Dog está prevista para durar até 1º de julho de 2021.

 

 

 

imagem de um notebook

Descontos em aparelhos Lenovo e Apple: as marcas oferecem descontos para universitários em produtos selecionados. Para comprar os produtos Lenovo  e Apple basta acessar os links. 

 

 

 

Saiba mais sobre esses e outros benefícios na reportagem do Jornal da USP.