Professora Marisa Midori encerra ciclo de conferências em Paris

Marisa Midori, professora do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), encerrou no dia 11 o ciclo de conferências Introduction à une histoire de la “librairie” brésilienne : d’une économie coloniale à la problématique “transnationale” contemporaine (XVIe– début du XXe siècle), na École Pratique des Hautes Études, em Paris.

O ciclo, pertencente ao quadro da Cátedra “História e Civilização do Livro”, sob a direção de Frédéric Barbier, teve como objetivo proporcionar a pesquisadores e estudantes especializados uma introdução à história do livro e da edição no Brasil, campo de estudos recente, porém que teve rápido desenvolvimento no país. As quatro falas abordaram alguns aspectos do livro no Brasil, desde a censura na época de domínio português até o desenvolvimento do mercado brasileiro de livros no século XX.

É a primeira vez que um docente do curso de Editoração é convidado a ocupar tal posição, demonstrando a importância que esta área de estudos tomou nos últimos anos, devido aos esforços e competência dos pesquisadores desta Universidade.

Marisa Midori é autora de diversas publicações, dentre elas O Império dos Livros, obra editada pela EDUSP e ganhadora do Prêmio Jabuti de 2012, na categoria Comunicação.

Para mais detalhes sobre o ciclo acesse o site.