COMUNICANTUS - Laboratório Coral

O que é o Comunicantus?

Comunicantus é o nome atual do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Neste laboratório acontecem as atividades didáticas, as práticas dos corais que ensaiam regularmente e as atividades de extensão e aperfeiçoamento como cursos, workshops e concertos.

O nome Comunicantus é uma homenagem ao Maestro e Professor Klaus-Dieter Wolff, primeiro professor de regência coral na USP, de 1971 a 1974. Entre 1973 e 1978, Comunicantus foi o nome do atual Coral da ECA-USP, formado por alunos de graduação da USP. O Maestro Klaus-Dieter Wolff foi professor de Marco Antonio da Silva Ramos, que de 1981 a 2019  foi  responsável pela área coral do Departamento de Música da ECA-USP. Atualmente a coordenadora é a Professora Livre Docente Susana Cecilia Igayara-Souza e são colaboradores o Professor Titular Sênior Marco Antonio da Silva Ramos e o Professor Doutor Paulo Frederico de Andrade Teixeira.

As atividades corais do Departamento de Música da ECA-USP são planejadas e desenvolvidas neste Laboratório, que reúne os professores da área coral e dialoga com professores de outras áreas e de outras instituições ligadas ao Canto Coral. Além das disciplinas curriculares, o Laboratório mantém vários coros, com perfis diferenciados de público, sempre como oportunidade de estágio e de aprendizado prático e reflexivo, preparando os futuros músicos para as múltiplas possibilidades de trabalho em Canto Coral.

O Comunicantus tem incentivado a produção discente, com muitas composições e arranjos estreados pelos coros que fazem parte do laboratório. Realiza também projetos especiais de extensão, tais como cursos, workshops, palestras, seminários. Tem recebido importantes profissionais ligados ao Canto Coral, tanto brasileiros como internacionais, objetivando a formação dos alunos, o crescimento da atividade coral e o desenvolvimento da pesquisa e da atividade artística.

Coros em atividade

Coral da ECA-USP

Disciplina obrigatória para graduação em música e optativa para outros cursos

Ensaios: Segunda e Quarta, das 13h às 14h40, Via Zoom