IV Seminário Música Ciência Tecnologia: fronteiras e rupturas

02/07/2012 09:00
04/07/2012 20:00

Dando prosseguimento às edições anteriores, o IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas almeja ampliar o espaço de discussão numa área interdisciplinar que no Brasil vem sendo chamada de Sonologia. O termo abarca disciplinas que gravitam em torno da música e de outras práticas criativas que têm o som como elemento central.

A iniciativa deste IV Seminário vem do trabalho realizado nos últimos três anos pelo grupo MOBILE, um grupo de pesquisas sediado no CMU. O grupo, de natureza multidisciplinar, tem se dedicado justamente à investigação das práticas musicais atuais dentro da perspectiva da Sonologia e a colaboração dos participantes tem sido fundamental para a realização deste evento.

O seminário constitui-se como espaço para discussão das relações entre música, ciência e tecnologia, não apenas no que se refere aos seus aspectos técnicos, mas especialmente em suas relações estéticas, criativas e socioculturais. Neste IV Seminário, o tema Fronteiras e Rupturas foi escolhido para estimular a reflexão e o debate acerca das consequências e desdobramentos de práticas musicais experimentais que têm se desenvolvido e consolidado em décadas recentes: da música eletroacústica ao circuit-bending, das manifestações da arte sonora à música feita pela (e na) Internet.

Data: de 2 a 4 de julho
Horário: das 9h às 20h
Local:  CMU