Curso de Editoração

Curso de Editoração

Departamento de Jornalismo e Editoração

http://www3.eca.usp.br/cje

http://www.usp.br/cje

 

 

O profissional de Editoração envolve-se numa complexa cadeia produtiva. Suas funções mais destacadas são a de edição de texto (estabelecimento, preparação e revisão) e a de arte (programação visual, editoração eletrônica e de vídeos, produção gráfica etc.). Mas há também atividades como o planejamento de mercado para publicações (viabilidade econômica, tiragem, qualidade técnica), trabalhos administrativos de uma editora e rotinas de secretaria editorial e gráfica. O principal campo de atuação profissional concentra-se nas editoras comerciais de livros, manuais e revistas, sendo também expressivo o mercado de confecção de vídeos, sites e produtos multimidiáticos. Há, ainda, oportunidades de trabalho em editoras acadêmicas.

 

O curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo foi criado em 1972, sendo o segundo curso superior destinado a formar editores no Brasil. Atento à modernização que alcança a indústria editorial no país e no exterior, busca atualizar sua linguagem e sua infraestrutura, particularmente com a inserção de disciplinas e de equipamentos de multimídia para a produção nos suportes impresso e digital. Com um corpo docente empenhado no acompanhamento das inovações que afetam a arte, a ciência e a técnica de seu campo tão amplo, o curso de Editoração confirma sua vocação multidisciplinar, pois incorpora na grade curricular disciplinas teóricas e práticas dedicadas à formação acadêmica humanística tanto quanto à formação técnico-profissional.

 

O curso de Editoração da ECA-USP possui laboratórios informatizados, estruturados para atender aos fluxos de trabalho no campo editorial. Conta ainda com uma empresa júnior e a editora-laboratório Com-Arte, dedicadas à publicação de livros, revistas e outros produtos editoriais em suporte digital ou impresso.

 

Um curso pensado para aquele que preza o livro, este mais importante veículo do saber, da arte e da cultura.

 

 

 

No Laboratório da Com-Arte,

alunos avaliam produto editorial.