"Jovens Publicações" – o site, a revista e o cinema

O segundo veículo a ser abordado na série Jovens Publicações é o Cinéfilos.

Patrícia Chemin, editora do site e da revista Cinéfilos

O Cinéfilos já foi apenas um blog, virou site em fevereiro de 2009 e hoje está na 3ª edição de uma revista digital. É editado pelos membros da empresa Jornalismo Júnior, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

O maior atrativo do projeto é o interesse dos alunos pelo tema: cinema. “O legal para quem participa é treinar a análise, ter o contato com a área e com a crítica artística”, diz Patrícia Chemin, diretora de jornalismo da Jornalismo Júnior e editora do site e revista.

Os alunos têm a chance de exercitar a crítica de cinema, a resenha, frequentar cabines de cinema, ao lado de profissionais do ramo; oportunidades de aprendizado que não têm no curso de jornalismo. Qualquer tema relativo à  cinema é pauta e o assunto é cativante e motiva o trabalho: “você fala sobre cinema com seus amigos”, comenta a editora.

O projeto Cinéfilos já existe há 3 anos. Porém, em 2009, o então diretor Felipe Maia decidiu que era hora de “evoluir o projeto” e foi lançada a primeira edição da revista digital. A 2ª edição, porém, só voltou circular em junho de 2010. Com uma equipe renovada, a revista digital agora possui periodicidade regular. Um dos melhores momentos da equipe foi o fechamento da  primeiro  número deste ano: “quando a gente vê a revista fechada e publicada, é bem legal. Dá um orgulho grande”, diz Patrícia.

O tema da 3ª edição é “Versus” e compara filmes e diretores: Tarantino e Ritchie; “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima”; “Estômago” e “Chocolate”; “Ônibus 174” e “Última Parada 174”, entre outros.

A diagramação da revista é realizada em conjunto com a equipe de comunicação visual da empresa. Das reuniões de pauta ao fechamento, os alunos podem entrar em contato com o ritmo de trabalho que existe nas redações. São horas discutindo o tema mensal, que serve tanto para o site quanto para a revista e mais horas de fechamento. Os alunos acompanham todo o processo de edição, fechamento e diagramação.
Por Karin Salomão