Ciro Marcondes vence prêmio Jabuti 2014 na categoria Comunicação

O professor Ciro Marcondes Filho, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), foi um dos vencedores do prêmio Jabuti 2014. Seu livro, O rosto e a máquina: o fenômeno da comunicação visto dos ângulos humano, medial e tecnológico, ganhou em terceito lugar na categoria Comunicação.

O livro é parte da Teoria da Comunicação da Escola de São Paulo, desenvolvida pelo professor e que figura hoje ao lado das demais escolas como a de Frankfurt, de Toronto e Moscou. Com a Teoria, o livro compromete-se a algo novo: a estudar a comunicação "em fase", ou seja, durante sua ocorrência, em seu momento vivencial, em toda a sua plenitude, seja ela um filme, uma apresentação de música, um livro, uma telenovela, um noticiário de TV, uma mensagem publicitária, ou mesmo um diálogo, uma situação de aula. De maneira viva, animada, envolvente de investigar comunicação, o pesquisador, o estudioso, o aluno mergulha em seu interior e sai, ele também, renovado e enriquecido por esse trabalho. Uma ciência que não tenha que ser arrastada cansadamente, que não seja um peso ou uma obrigação, mas um tipo particular de “ciência feliz”.