Professores e alunos da ECA atendem vestibulandos na Feira de Profissões da USP

Desde a última quinta-feira (8/8), acontece a sétima Feira de Profissões da USP, com stands dos diversos institutos, escolas e faculdades da Universidade. O movimento é grande, com alunos de ensino médio e cursinho buscando informações que possam auxiliar na escolha por uma carreira. No stand da ECA não é diferente. Alunos e professores da Escola atendem e esclarecem as dúvidas dos candidatos.

O professor Luciano Guimarães, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), conta que as principais dúvidas dos jovens eram sobre mercado de trabalho, necessidade do diploma do jornalismo e também a comparação entre o curso da ECA e de outras instituições de jornalismo. “Muito raramente, por incrível que pareça, havia perguntas sobre grade curricular, estrutura do curso. Esta seria uma preocupação até menor deles”. Luciano, porém, também enxergou problemas na forma de atendimento nos stands. “Eu acho caótico. É um espaço pequeno, barulhento, cheio de gente, não dá para ter uma conversa que passe a segurança necessária. As dúvidas são esclarecidas e podem ajudar, mas é muito pouco em relação ao que poderia ser”.

Professor Luciano Guimarães esclarece dúvidas de candidatos ao curso de Jornalismo

Em outros cursos as dúvidas podem ser diferentes. O aluno Alexandre Moreira, do segundo ano do curso de Educomunicação, afirma que as perguntas mais frequentes são relacionadas ao curso, grade curricular e à área de atuação. Ele também acredita ser muito importante o evento para ajudar os alunos. “É necessário porque tem muita gente perdida no Ensino Médio. Eu era assim. Talvez uma orientação como essa fez falta para mim.Teria me direcionado mais rápido para esse caminho”. Alexandre trabalha pelo segundo ano no stand da ECA na Feira de Profissões e também é Embaixador da USP, visitando escolas para conversar sobre vestibular e ajudar candidatos a entrar na universidade.

Alexandre Moreira atende jovens que pretendem entrar no curso de Educomunicação

A aluna Angelina Moreira de Souza, do terceiro ano do curso e Biblioteconomia, trabalha pela segunda vez na Feira das Profissões e comemorou o aumento da procura pelo curso em relação ao ano passado. “A gente até brincou que bateu recorde. Primeiro dia teve mais gente conversando com a gente que na Feira do ano passado inteira”, comenta. Ela também afirma que a localização do stand da ECA está melhor neste ano que em 2012. “A ECA tem muitos cursos concorridos e procurados. Ano passado ficamos no meio de um corredor estreito, mas agora estamos perto da entrada, com um stand maior, corredores ampliados. Isso facilitou a circulação”.

Durante a Feira de Profissões, muitos dos jovens ainda não escolheram qual o curso pretendem fazer e acabam tirando dúvidas em várias áreas diferentes. O estudante de cursinho Kenji Hosoiri, de 19 anos, é ator desde os 7 anos de idade, mas está em dúvida sobre qual curso prestar no vestibular. Suas opções são Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Cênicas ou Letras, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). “O monitor com quem falei foi muito honesto. Falou que tem coisas muito boas e outras que não são tanto. Antes de entrar na Universidade você não é maduro. Acho que depois que você entra que dá para entender o que acontece. Isso [a Feira] ajuda a dar uma noção, mas quem vai dar o ultimato, decidir, é você mesmo”.

Kenji Hosoiro, à direita, busca informações sobre diversos cursos da ECA

A Feira de Profissões foi realizado no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) e acontece até  sábado (10/8), às 17h. O evento é parte do Programa USP e as Profissões e tem como principal objetivo incrementar as relações acadêmicas da Universidade com as escolas de Ensino Médio da rede pública e privada, antecipando o contato dos alunos com a USP, fornecendo subsídios aos visitantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, se orientem na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

por Victor Francisco Ferreira