Tadeu Chiarelli é um dos vencedores do Prêmio ABCA 2017

Tadeu Chiarelli, professor do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, foi um dos vencedores do Prêmio ABCA, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, em sua edição de 2017. Ele foi contemplado com o Prêmio Mário de Andrade, concedido à críticos de arte expoentes por suas trajetórias.

Além do Prêmio Mário de Andrade, a premiação contemplou outras nove categorias, entre elas, o Prêmio Maria Eugênia Franco, voltado à curadoria em exposição e o Prêmio Antônio Bento, entregue ao Caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, pelo bom trabalho em difundir as artes visuais na mídia. Também foram escolhidos nomes para homenagens especiais e para o Prêmio Destaque, como a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Giselle Beiguelman.

Críticos associados à ABCA participaram da votação para escolher os artistas, críticos e curadores premiados por seus trabalhos de excelência no último ano. No dia 24 de abril, aconteceu a assembleia de apuração, realizada tradicionalmente para a verificação dos resultados. Os troféus, criados pela artista Maria Bonomi, serão entregues no dia 23 de maio, às 20h, no teatro do Sesc Vila Mariana.

ABCA

Criada em 1949, no âmbito do incentivo à criação de associações nacionais movido pela Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), a ABCA é a mais antiga associação brasileira de intercâmbio e aproximação entre profissionais das artes visuais. Participaram da sua fundação nomes como Sérgio Milliet, o primeiro presidente, Mário Barata, Antônio Bento e outros.

Visando incentivar a pesquisa em artes visuais e fortalecer a produção artística prática e teórica, a Associação criou o Prêmio ABCA em 1978, como forma de reconhecer a contribuição de críticos e artistas para a cultura nacional. Desde então, o prêmio vem sendo distribuído à personalidades da área. Atualmente, a ABCA é presidida por Maria Amélia Bulhões, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Informações do Jornal da USP