Censura é tema de seminário

02/10/2012 19:00
05/10/2012 16:00

O Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) realiza, de 2 a 5 de outubro, o seminário A Censura em Debate. O objetivo do evento é promover o diálogo e reflexões acerca de temas como democracia e liberdade de expressão; classificação etária; sensualidade, erotismo e pornografia; censura no mundo do trabalho, no cinema, na literatura e no humor; direitos dos cidadãos e censura; entre outras abordagens relevantes para a sociedade.

Nos quatro dias do encontro participam palestrantes de diversos segmentos, como: pesquisadores e acadêmicos, representantes de entidades de órgãos públicos ligados ao tema central do evento, dramaturgos, escritores, artistas, sociólogos, psicólogos e jornalistas.  “Mais do que voltar a um tema do passado, pretendemos trazer a censura à discussão sob uma perspectiva contemporânea. Para tanto, teremos representantes de diversos segmentos da sociedade participando do diálogo”, ressalta a professora Roseli Fígaro, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e uma das coordenadoras do evento.

“O seminário pretende explorar essa nova conjuntura e estabelecer uma ponte entre os processos que caracterizam os governos ditatoriais e os recursos atuais de controle e cerceamento da informação”, esclarece a professora Maria Cristina Castilho Costa, do CCA e  coordenadora geral do NPCC.

O evento é gratuito e destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, membros da classe artística, integrantes do poder público e demais interessados pela temática censura.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.usp.br/npcc.

 

 

Data: 2 a 5 de outubro
Horário: Conferir programação
Local: Centro Cultural Intercom José Marques de Melo (Rua Joaquim Antunes, 705 – Pinheiros)