Confira a programação da Semana de Recepção da ECA

12/04/2021 09:30
16/04/2021 18:30

Neste ano, todas as tradicionais atividades de boas vindas aos novos estudantes acontecem on-line

Após meses de estudo, expectativa e a tensão de um vestibular no inédito e difícil contexto da pandemia de covid-19, os novos estudantes da ECA serão recebidos na tradicional Semana de Recepção, que vai de 12 a 16 de abril. Neste ano, o evento acontece totalmente à distância, por meio do Canal da ECA no Youtube

Veteranos da ECA recebem as calouras e calouros de 2017 com música, glitter e muita tinta. Foto: Divulgação USP.

As atividades programadas incluem palestras, bate-papos e jogos que trazem desde informações a respeito de editais de intercâmbio e bolsas de estudos até diálogos com antigos alunos da ECA sobre suas trajetórias profissionais no evento Ex-ecanes Ilustres. A organização da semana busca apresentar toda a pluralidade da experiência universitária de maneira estimulante e descontraída, com dinâmicas de interação por meio de vídeo-conferência entre calouros e veteranos, falas de boas-vindas de docentes de cada departamento, apresentação da Biblioteca da ECA, do Centro Acadêmico Lupe Cotrim, das empresas juniores e dos coletivos racial e de gênero da ECA, além de um tour virtual pela Escola. As atividades de fechamento da Semana de Recepção incluem ainda um tour virtual pela USP,  uma conversa sobre permanência estudantil e a realização on-line da mais tradicional festa da ECA, a Quinta i Breja (QIB).

Desde 2015 a USP distribui um kit exclusivo para calouras, o manual Mulheres na Universidade. Foto: Divulgação USP.

Com o intuito de viabilizar a acolhida e integração dos calouros – principalmente no contexto atual, em que as aulas continuarão ocorrendo de forma remota –, a Semana, em parceria com o setor de eventos da Escola, manterá o projeto Famílias ECA. Criada em 2020, a iniciativa busca promover uma rede de apoio que contribua para a saúde mental e permanência estudantil ao facilitar o contato entre ingressantes e veteranos, promovendo o senso de colaboração e união entre todos os cursos da ECA, das Artes às Comunicações.

Acesse o site da Semana de Recepção para consultar o cronograma de atividades, baixar o Manual dos Calouros e saber mais sobre o evento. Sejam bem-vindes!

Serviço:

Semana de Recepção ECA 2021