Recital de piano - Richard Otaviano kogima e Tabitha Boxerman

11/09/2012 20:00

 

Recital de Piano - Richard Otaviano kogima e Tabitha Boxerman

Data: 11/09/2012  terça-feira às  20h

Local: Departamento de Música da ECA-USP - Auditório Olivier Toni -

Rua da Reitoria, 215 – Conj.Arquitetônico das Artes – Cidade Universitária

Entrada Franca

 

Programa:

 

Richard Octaviano Kogima, piano

J. S. Bach

Sheep May Safely Graze (Cantata BWV 208, arr. Egon Petri)

Aria Variata em Lá Menor BWV 989

Prelúdio e Fuga em Dó Sustenido Menor (Livro I)

 

S. Rachmaninov

Prelude Op. 23 no. 3

Etude-Tableaux Op. 39 no. 5

 

Intervalo

 

Tabitha Boxerman, piano

Richard Octaviano Kogima, piano

A. Dvorák - Das Florestas Da Boêmia

             I. Na Sala Das Fiandeiras

             II. No Lago Negro

             III. Noite de Walpurgis

             IV. À Espera

             V. Calma Da Floresta

             VI. Tempos Tempestuosos

  Recital dedicado à memória das vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001

 

Richard Octaviano Kogima, pianista

               Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 23 de novembro de 1990. Aos seis anos iniciou seus estudos de piano com sua avó Helgard Ostermayer Octaviano. No mesmo ano iniciou seus estudos de música na ACARTE (Academia Adventista de Arte) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) onde, posteriormente, estudou piano com Edilza Krüger e Ruth Costa, e violino com Maria do Carmo e Jean Reis. A partir de 2002, esteve sob orientação de Maria José Carrasqueira, a quem atribui a primeira formação de seu pensamento musical e artístico. Aprovado nos vestibulares da USP e UNICAMP, ambos em primeiro lugar, cursa atualmente o terceiro ano de música, bacharelado em piano, na USP. Atualmente, Richard é aluno de piano de Eduardo Monteiro, com quem tem a honra de estudar desde 2009.

               Já integrou, como bolsista e artista convidado, diversos festivais nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Chautauqua Institution Music Festival, Estados Unidos; Usedomer Musikfest e Piano-Haus Kunze Kinder Musikfest, Alemanha; Jiri Hlinka Grand Piano Academy, Noruega; Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão e Festival Música nas Montanhas, Brasil. Apresentou-se em salas como Elizabeth Lenna Hall, Oseana Art Center, Fletcher Music Hall, Howard Performing Arts Center e Auditório Cláudio Santoro. Participou de masterclasses com distintos artistas, entre os quais se destacam: Leif Ove Andsnes, Rudolf Buchbinder, Jiri Hlinka, Alexander Gavrylyuk, Rebecca Penneys, Jean-Louis Steuerman, Richard Bishop, Paul Rivinius (Mozart Quartet) e Erika Nickrenz (Eroica Trio).

               Richard tem se apresentado como solista e camerista no Brasil e no exterior. Desde 2006, integra a série de recitais solo do MuBE e, no mesmo ano, apresentou-se em turnê pelos Estados Unidos como pianista do Coral Juvenil do UNASP. Também nos Estados Unidos, apresentou-se no Brazilian Concert of the Hinsdale Seventh-Day Adventist Church. Na Alemanha, apresentou-se como “Special Guest” no Usedomer MusikFest e, também, no Jubileu de 15 anos da Piano-Haus Kunze em 2007.

               Laureado em concursos nacionais e internacionais, entre as premiações recebidas, destacam-se os primeiros lugares no 1º Concurso de Piano da ACARTE, XXI Concurso Nacional “Cidade de Araçatuba” e III Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira, e terceiros lugares no 16º Concurso de Piano ARTLIVRE e no XIII Concurso de Piano Souza Lima. Em 2008, recebeu o Faculty Merit Award no XIII Chautauqua International Piano Competition, “por excelência na execução de peças de Nikolai Kapustin acima e além do chamado do dever, e para encorajar um promissor jovem talento.” Em 2009, recebeu o Liptak Award por melhor performance da peça contemporânea de confronto no XIV Chautauqua International Piano Competition. Recebeu ainda, o prêmio de melhor pianista colaborador no I Concurso Jovens Solistas do Departamento de Música da USP. Em 2010, recebeu o 2º lugar no Concurso Latino-Americano de Piano de Florianópolis, foi finalista no SAI Concerto Competition e recebeu o Prêmio Nascente de Música Erudita ao lado de Carlos dos Santos, com quem integra o duo VibraPiano. Acaba de receber o 1º lugar no Andrews University International Piano Competition, o que lhe rendeu um concerto com a AU Symphony Orchestra.

               Atualmente, exerce a função de pianista do Coro de Câmara do UNASP, e desenvolve carreira paralela como regente. Recebeu orientações de Aylton Escobar e Gil Jardim. Atua como regente assistente de Turíbio de Burgo no Coral Carlos Gomes. Em 2011 foi o primeiro aluno externo ao curso de regência a ser apontado como regente assistente da OCAM. Integrou o Coro Masculino do Unasp como pianista e a Orquestra Sinfônica Jovem do UNASP como violinista spalla e, posteriormente, maestro assistente.

 

Tabitha Boxerman, pianista.

 Nascida na Florida, Tabitha Boxerman cresceu no Texas e iniciou seus estudos de piano com quatro anos de idade com Barbara Hallman. Seus estudos iniciais também foram orientados por Karen Parsons and James Barros, docentes no Tarrant County College. Tabitha recebeu o título de bacharel em piano na Texas Woman’s University sob orientação do Prof. Dr. Richard Shuster. Recebeu ainda o Presser Foundation Award e o TWU Outstanding Undergraduate Performer Award, entre outros. Tabitha completou seu mestrado na Eastman School of Music em 2009 sob orientação de Rebecca Penneys. Durante o mestrado, atuou também como professora assistente e foi finalista na seleção do 2008-2009 Teaching Assistant Prize for Excellence in Teaching.

Durante sua trajetória acadêmica, Tabitha atuou como professora no Community Music Program da Texas Woman’s University; foi também docente ao longo de cinco anos no Chautauqua Institution Open Enrollment Program. Atuou ainda como membro adjunto do corpo docente do Tarrant County College no ano letivo de 2009/2010.

 Tabitha tem se apresentado em recitais solo ao longo dos Estados Unidos, sobretudo nos estados do Texas e de New York. Participou de diversas masterclasses com artistas tais quais Monique Duphil, Aldo Mancinelli, e Anthony di Bonaventura. Em abril de 2012, estreou um trio para piano de Rachel Seah.

 Atualmente, Tabitha desenvolve seu doutorado em artes musicais, performance e literatura pianística na Eastman School Of Music, sob orientação de Rebecca Penneys. Participante também do Eastman’s Certificate in College Music Teaching Program, Tabitha receberá também um título em Teoria Musical, complementando o título de Doutorado.