Palestra e Masterclass “O Ouvido e a Voz” com a soprano Marta Laurito

10/06/2014 09:30

 Palestra e Masterclass  “O Ouvido e a Voz” com a soprano  Marta Laurito
 Coordenação: Prof. Chico Campos

Dia 10 de junho de 2014 – terça-feira às 9h30

Local: Departamento de Música - Auditório Olivier Toni

Rua da Reitoria,  215 – Prédio 6 - Cidade Universitária – São Paulo/SP -  Entrada Franca

Realização: Departamento de Música da Eca-USP

Atividades baseadas nos trabalhos do Prof. Alfred Tomatis, criador do Método Tomatis.

Temas de trabalho:

. O ouvido e a voz

. Ouvido e comunicação

. O ouvido, sede do equilíbrio do corpo

. A percepção e a emissão do som, ressonância, harmônicos

. Pronúncia e articulação do texto

. Coluna de ar, verticalidade, legato

. Estilo, fraseado, o gesto cantado

Palestra e Masterclass Marta Laurito 1.jpg

Marta Laurito é cantora lírica, vivendo a mais de 20 anos na Europa, especialmente entre a Alemanha e a França, apresenta-se em óperas, concertos, recitais de música de câmara e espetáculos musicais.

Apresentou-se em concertos e tournées pela Espanha no ano Villa-Lobos, por Castelos e Burgos da Alemanha com o Cello Ensemble Köln e em Paris, nas comemorações do ano do Brasil na França.

Estudou na Escola Superior de Canto de Madrid e com eminentes cantores e professores tais como Régine Crespin (Paris), Ana Higueras (Madri), Daniel Chain (Milão), Franco Iglesias (NY), Edith Kértsz (Colônia), Vera Rosza (Londres). Em Paris trabalhou interpretação com Michel Piquemal e com os cravistas Vincent Recolin e Nicolau de Figueiredo.

No âmbito de sua formação pedagógica cursou fisiologia da voz e acústica no Centro de Música Polifônica de Paris, fez estágios na Escola Superior de Música de Colônia, Conservatório de Paris, Schola Cantorum de Basel e assistiu a cursos e master classes com Alfredo Kraus, Edda Moser, Gwyneth Jones, Christianne Edda-Pierre, Christa Ludwig, Renata Scotto, Evelyin Tubb, Teresa Berganza, Thomas Hampson, Barbara Boney, François Leroux, Christoph Prégardien, José van Dam.

Professora de canto dos “Ateliers d’Art Lyrique” em Aix-en-Provence, Embrun e Marseille na França foi membro do júri de concurso de canto em Paris presidido por Françoise Pollet. Fez a direção vocal do musical Evita no Palace de São Paulo e preparou solistas de Hair, A Chorus Line, Amapola e dos musicais da Cultura Inglesa West Side Story, Ópera dos três vinténs, Rock Horror Show e Carmen Rock.

Exerce intensa atividade pedagógica e é especialista da voz em áudio-psico-fonologia – Método Tomatis. Trabalhou no Centro Tomatis de Paris, onde fez sua formação, e atualmente no Instituto Tomatis de Colônia, Alemanha. Está abrindo o departamento de música e voz do Centro Tomatis de São Paulo, onde realiza cursos e workshops de canto e voz.