Estudantes da ECA recebem menção honrosa no 28º SIICUSP

O 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ocorreu entre os dias 22 e 26 de março

Realizado anualmente, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) reúne projetos de pesquisa produzidos por alunos de graduação da USP e de outras universidades nacionais e internacionais. O programa é dividido em duas fases: na primeira cada unidade organiza seu próprio evento; na segunda, os projetos selecionados pela banca examinadora são encaminhados para a etapa internacional. Em 2021, dois trabalhos da ECA nas áreas de Linguísticas, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas foram premiados.

Jady Salviano Bonifácio, estudante do departamento de Artes Cênicas (CAC), recebeu Menção Honrosa pelo projeto Mediação Teatral na escola: do espectador ao jogador, orientado pela professora Maria Lúcia de Souza Barros Pupo. Seu objetivo era investigar a relação da mediação teatral com o público infantil, propondo uma aproximação entre audiência e obra. A pesquisa foi desenvolvida com alunos na faixa etária de seis a oito anos de idade, buscando despertar nas crianças o interesse pelo fazer teatral.

Mariana Araújo Rodrigues Capouto Lopes, aluna do curso de Relações Públicas, também foi premiada, com o estudo Comunicação integrada: estudo descritivo das suas aplicações na produção científica e nas agências e assessorias de comunicação no contexto brasileiro, orientada por Margarida Maria Krohling Kunsch. A estudante se dedicou a pesquisar o uso do termo "comunicação integrada" pelo setor acadêmico brasileiro (em teses e doutorados) e por organizações da área de relações públicas e assessoria (sites e agências), com o intuito de entender a relação existente entre a teoria e a prática de aplicação do conceito.

Em decorrência da pandemia, a 28ª edição do evento ocorreu de maneira remota, no canal da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, entre os dias 22 e 26 de março. Mais detalhes sobre os projetos podem ser encontrados no site do SIICUSP.