Biblioteca da ECA na volta às aulas

A USP retorna às aulas de forma remota. Confira os serviços disponíveis na biblioteca da ECA, que permanece com seu espaço físico fechado

 

Espaço físico da Biblioteca da ECA permanece fechado por tempo indeterminado.

 

O Programa Permanente de Treinamentos da biblioteca está ativo em versão remota, oferecendo orientações para acesso a fontes de informação especializada (bases de dados para busca de artigos acadêmicos), gerenciadores de referências, normalização de trabalhos, registro ORCID e dicas para Currículo Lattes. Para obter tais serviços, basta acessar o formulário de inscrição, escolher o treinamento e o horário e aguardar a resposta. Ao acessar o site da biblioteca, é possível conhecer seus serviços e visualizar de forma detalhada os recursos disponíveis para 2021. A biblioteca também continua a realizar apresentações em disciplinas de maneira virtual, bastando para isso apenas a solicitação dos docentes. 

Para sanar qualquer dúvida, entre em contato com o Serviço de Referência da biblioteca pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br. Por esse e-mail também é possível agendar atendimentos pelo Google Meet, Skype e Messenger

 

História e coleções da Biblioteca

A Biblioteca da ECA foi inaugurada oficialmente em maio de 1970, incorporando em seu primeiro ano as doações de Francisco Matarazzo Sobrinho, constituída por livros de arte; a Biblioteca da Escola de Arte Dramática (EAD), contendo livros, periódicos, peças e programas de teatro; e a hemeroteca do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), composta de revistas e recortes de jornais. A incorporação de doações importantes com materiais variados, como discos, fitas de áudio, partituras e slides, dava forma a um acervo diversificado, fundamental para apoiar e complementar o universo amplo de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na ECA.

Com o crescimento acelerado e coleções em suportes cada vez mais diversificados, a biblioteca cria projetos e grupos de estudo voltados ao desenvolvimento de sistemas de organização, armazenamento e tratamento da informação. Também lança diversas publicações especializadas, como bibliografias e catálogos, visando divulgar o acervo e orientar os pesquisadores. A biblioteca da ECA também é pioneira na organização da documentação audiovisual e musical, desenvolvendo metodologias específicas para o tratamento desse tipo de coleção. Em 1987 começam a ser adotadas ferramentas de automação e o catálogo é informatizado em 1991. 

 

Oficina de Encadernação e Restauro, nova sede e outros projetos

Criada em 1994, a Oficina de Encadernação e Restauro estabeleceu uma cultura de conservação que transformou o acervo da Biblioteca da ECA, além de incluir uma experiência de capacitação na área, que contemplou funcionários, usuários e público externo.

Em 1997, a biblioteca ganha novo espaço, tendo sua reforma financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com longo trajeto de mudanças e avanços nos serviços prestados, a biblioteca conserva parte elementar da história da ECA e das áreas de Comunicação, Informação e Artes em nosso país. A biblioteca também desenvolve desde 2018 o projeto da Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA.

 

Sobre os acervos

Livros

O acervo abrange publicações e trabalhos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteconomia, Comunicações, Editoração, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Educomunicação e áreas interdisciplinares.

 

Discos (vinil e CD) e filmes

A biblioteca também conserva CDs e discos em vinil de música erudita de várias épocas e estilos e uma pequena coleção de música popular. Também há coleções de fitas e DVDs com filmes brasileiros e estrangeiros de diversas épocas. 

 

Fotografias

O acervo também conta com fotografias antigas e raras, imagens digitais e slides da área de Artes Visuais com reproduções de obras de arte.

 

Saiba mais sobre o acervo e suas coleções no site da Biblioteca da ECA.