CAP oferece cursos de extensão

O Departamento de Artes Plásticas (CAP) recebe inscrições para cursos de artes de curta duração para o segundo semestre de 2013. Serão oferecidos seis cursos, quatro voltados para o público adulto, um para crianças e um para adolescentes. As inscrições estão abertas entre o dia 1º de julho e o dia 2 de agosto no prédio do CAP.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4430 ou pelo email extensao.cap@usp.br.

O curso Fundamentos da Cerâmica se propõe a fornecer fundamentos da prática da cerâmica através de procedimentos específicos de construção, modelagem, engobe e esmaltação, visando capacitar o aluno para a concretização de projetos artísticos pessoais. São 20 vagas para pessoas acima de 16 anos. As aulas ocorrem de 5 de agosto a 18 de novembro, às segundas-feiras, das 14h às 18h. 

O curso Gravura em Metal irá tratar dos vários aspectos que compõem o processo de realização de uma gravura. Desde a gravação da chapa, seja com ácidos, buril ou ponta-seca, envolvendo vernizes ou breu, passando pela preparação da tinta e pela técnica do entintamento da chapa, até o trato do papel e a impressão final. São 15 vagas para o público acima de 16 anos. As aulas se darão às quartas-feiras, das 14h às 18h entre os dias 7 de agosto e 13 de novembro. 

O curso Desenho de Observação irá, a partir de exemplos da História da Arte, estimular a produção de desenhos através de diversas técnicas, possibilitando a cada aluno descobrir e desenvolver sua expressão individual. As aulas comportam vários momentos, sendo que em um deles os alunos são convidados a fazer pequenos passeios pelo campus, durante os quais têm a oportunidade de realizar seus desenhos. Da metade para o final do curso, os exercícios serão voltados para a observação da figura humana. As aulas contarão com modelo vivo. São 20 vagas para pessoas acima de 16 anos, com encontros às terças-feiras, das 14h às 18h entre os dias 6 de agosto e 12 de novembro. 

Princípios da Fotografia é um curso que tem por objetivo Levar o aluno a conhecer e experimentar os procedimentos técnicos envolvidos na captura e materialização das imagens fotográficas com material fotossensível preto e branco. Produzir ensaios fotográficos autorais. Capacitar o aluno a apreciar produções fotográficas históricas e contemporâneas. São 15 vagas pessoas acima de 16 anos. Os encontros ocorrem de 12 de agosto a 25 de novembro, sempre às segundas-feiras das 19h às 22h. 

O Ateliê de Artes para Crianças, sob a coordenação da professora Maria Christina Rizzi, foi desenvolvido para receber crianças de 7 a 12 anos. São duas turmas distintas a acontecer sempre às terças-feiras, pela manhã e à tarde. As inscrições são gratuitas e os alunos deverão trazer material a ser utilizado em sala de aula. Há 20 vagas na turma da manhã e outras 20 na turma da tarde. As aulas ocorrem de 10 de setembro a 20 de novembro, às terças-feiras das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30.

Vivências com a arte para jovens e adolescentes é um curso de extensão dirigido a jovens e adolescentes entre 13 e 18 anos sob coordenação da professora Sumaya Mattar Moraes. O curso constitui-se de experiências individuais e coletivas voltadas para a produção artística e a apreciação estética, articuladas em torno de obras, linguagens e procedimentos artísticos diversos, tais como desenho, gravura, pintura, escultura, modelagem, fotografia, vídeo e instalação, além de propostas de caráter interdisciplinar envolvendo: artes plásticas, música, teatro, conto e linguagem corporal. São 20 vagas. As aulas serão sempre às sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.