Iniciação Científica: inscrições abertas para bolsas PIBIC e PIBIT

Inscrições vão até o dia 21 de maio

Estão abertas até as 12h do dia 21 de maio as inscrições para bolsas de dois importantes programas de Iniciação Científica: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC), cujo objetivo é desenvolver o pensamento científico em estudantes de graduação, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que visa estimular estudantes ao desenvolvimento de novas tecnologias. Os editais abertos este ano contemplarão o período 2021/2022.

As bolsas são concedidas por 12 meses e qualquer estudante pode participar — não há restrições quanto à idade ou semestre em curso. Contudo, o aluno não pode possuir vínculo empregatício e deve ser selecionado e indicado pelo orientador.

As inscrições para o PIBIC devem ser realizadas pelo orientador do projeto, via Sistema Atena. No PIBIT, os alunos poderão escolher entre um projeto individual, também inserido no sistema pelo orientador, ou equipes de até 5 alunos, com inscrições encaminhadas pelas Comissões de Pesquisa (CPq), por via processual, à Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da USP.

Após o envio, os projetos serão avaliados por pareceristas indicados pelas CPq. O resultado será divulgado em Agosto.

Para mais informações, consulte o Edital PIBIC 2021/2022 e o Edital PIBIT 2021/2022.

Iniciação Científica para o Ensino Médio

O PIBIC também tem o PIBIC-EM, programa de bolsas voltado para estudantes do Ensino Médio e Profissional da rede pública. Os estudantes selecionados têm a oportunidade de participar de atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. Saiba mais acessando o edital PIBIC-EM 2021/2022

Texto: Gabriela Schatz Queiroz e Amanda Ferreira