Comissão de Relações Internacionais lança pesquisa para mapear dúvidas sobre intercâmbio estudantil

Objetivo do levantamento é nortear a elaboração de ações que facilitem o acesso a oportunidades de intercâmbio

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt), responsável por coordenar as atividades de cooperação internacional entre a ECA e instituições de ensino superior estrangeiras, acaba de lançar uma pesquisa para mapear as principais dúvidas e expectativas dos estudantes sobre a realização de intercâmbio. O questionário on-line pode ser respondido até o dia 18 de maio e servirá para orientar o desenvolvimento de ações que facilitem o acesso a oportunidades de intercâmbio.

Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, basta entrar em contato com Mariana Lopes, representante discente de graduação da CRInt, pelo e-mail mariana.chapouto@usp.br ou pelo telefone 11 98951-3732.

Intercâmbio Acadêmico permanece suspenso devido à pandemia de covid-19; ECA continua a assinar e renovar convênios internacionais

Realizar intercâmbio acadêmico é uma forma de aprimorar o estudo de uma língua, além de possibilitar aprendizados profissionais e pessoais. Na ECA, estudantes que tenham interesse em viver essa experiência contam com as oportunidades da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e dos editais publicados pela própria Escola.

Por conta da pandemia de covid-19, ainda vai demorar um tempo para que a realização de intercâmbios seja segura e volte a acontecer como antes. Por enquanto, a publicação de editais de intercâmbio permanece suspensa, sem previsão de data para ser retomada.

Imagem: Anna Shvets / Pexels

Entre os convênios firmados pela ECA com instituições estrangeiras, somam-se os novos convênios com universidades da China, Taiwan, França e Coreia do Sul, e a renovação dos convênios com a Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha,  com a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Lisboa (Ipl) em Portugal, e com a inglesa Newcastle University.

Ano passado, em virtude das suspensões de viagens programadas para acontecer no segundo semestre de 2020 e da abertura de editais com mobilidade internacional para início no primeiro semestre de 2021, a CRInt fez uma live no Canal da ECA no YouTube tirando dúvidas sobre o intercâmbio.

O domínio da língua estrangeira é um requisito básico para realizar intercâmbio, comprovado por meio de certificados de conclusão de nível intermediário emitidos pelas Escolas de Idiomas. Além do domínio do idioma, é preciso apresentar uma média ponderada superior a 7, não ter pendências por reprovações em disciplinas obrigatórias do curso e ter completado pelo menos dois semestres do curso.

Para saber quando a publicação de editais de intercâmbio será retomada, acompanhe a CRInt no Facebook e no Instagram.

Caso queira pedir orientações sobre o processo de intercâmbio e tirar outras dúvidas, entre em contato com a CRInt pelo e-mail crint-eca@usp.br ou pelo Whatsapp +55 11 3091-4478.