Livro resgata memórias sobre a prática esportiva na infância

Livro de crônicas elaborado em disciplina do curso de jornalismo propõe diálogos sobre infância, memória e atividades físicas e esportivas

 

Já está disponível o quinto volume do Caderno de Jornalismo Esportivo, elaborado na disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O livro é composto de crônicas que entrelaçam memórias, infância e a importância das atividades físicas esportivas. 

"No primeiro momento, escrever o texto não seria uma tarefa difícil, mas retornar à infância e pensar sobre sua relação com o esporte e a educação física seria um desafio e tanto. Aos poucos, a ideia foi ficando mais clara e as histórias surgiram", escrevem os organizadores na introdução da obra. Ao todo, a publicação traz 39 crônicas divididas em 10 seções, intituladas Brincadeiras de ruaNas redes de vôleiCopa do MundoMemórias de (e em) famíliaEscolinha de futebolReflexõesCorinthianismosNos tempos da escolaAs aulas de Educação Física e Águasol e mar

O projeto Cadernos de Jornalismo Esportivo é realizado desde 2015 por estudantes do curso de Jornalismo. Nesta quinta edição, a organização da obra foi feita pelo professor Luciano Victor Barros Maluly, do CJE, e pelo pesquisador Rafael Duarte Oliveira Venancio, com colaboração da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e monitora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), Carla de Oliveira Tôzo.

A obra teve lançamento oficial no dia 26 de novembro, em evento virtual transmitido pelo Canal do CJE no YoutubeÉ possível fazer download gratuito dessa última edição do Caderno de Jornalismo Esportivo no Portal de Livros Abertos da USP.

 


Imagem: Reprodução