Cultura e Extensão: saiba mais sobre os projetos da ECA para a comunidade

Iniciativas podem ser coordenadas por estudantes e têm incentivo da Comissão de Cultura e Extensão da ECA e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) da ECA promove políticas e coordena atividades de cultura e extensão voltadas para a comuninade externa, retornando benefícios para a sociedade em aspectos culturais e sociais. Por meio da pesquisa e do ensino, as universidades produzem e transmitem conhecimento, e por meio de projetos de cultura e extensão, elas podem levar esse conhecimento para fora de seus muros e promover transformação social.

A CCEX fomenta esse tipo de atividade através de um edital de incentivo lançado anualmente. Para saber mais sobre a Comissão e acompanhar o lançamento de editais e outros projetos, visite a página.

Também acontecem atividades que podem ser coordenadas por estudantes ou pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU). Conheça a seguir algumas dessas iniciativas:

Projetos de extensão coordenados por alunos

Projeto Redigir

O Redigir se foca na educação e oferece cursos gratuitos semestrais de comunicação, cidadania, gramática e redação para pessoas de baixa renda. As aulas são organizadas e ministradas por estudantes da ECA de vários cursos. Conhecido por sua identidade visual laranja, o Redigir tem uma sala no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) com um bom acervo. Acompanhe a página no Facebook para saber mais sobre as atividades on-line que os “laranjinhas” estão realizando.

Comunicantus

O Laboratório Coral do Departamento de Música, chamado Comunicantus, promove atividades de extensão e aperfeiçoamento na prática coral. Inclui diversos coros, entre eles o Coral Escola Comunicantus, voltado para alunos, funcionários e professores da USP, além de membros da comunidade externa à Universidade; e o Coral da Terceira Idade da USP, que também faz parte do Programa USP 60+. Saiba mais sobre o laboratório no site oficial

Coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), o Giro Cultural é um programa de passeios culturais e científicos pelo campus da USP e por São Paulo. Foto: PRCEU.

Projetos de extensão coordenados pela PRCEU:

USP Diversidade

O projeto tem o objetivo de desenvolver ações que estimulem os Direitos Humanos na USP. Articula-se com programas, atividades e grupos da USP para a criação e o fortalecimento de ações e de políticas de diversidade que combatam o preconceito e a discriminação.

Além disso, o programa atua em parceria com órgãos e instituições externas à Universidade, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Saiba mais no site.

Programa USP 60+

Contemplando toda a Universidade de São Paulo, o antigo USP Aberto à Terceira Idade visa promover integração entre diferentes gerações, colocando idosos e estudantes universitários em contato através de disciplinas e atividades em comum. Todos os semestres, a ECA abre vagas em determinadas matérias para pessoas com mais de 60 anos de idade. Para conhecer melhor o programa, acesse o site.

USP e as Profissões

Dividido em duas etapas, o programa apresenta os cursos da USP a estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. Antes da pandemia, a primeira etapa consistia em visitas monitoradas em que docentes e alunos apresentavam os cursos e suas possibilidades de carreira. Já na segunda etapa, era realizada uma feira anual no Parque Cientec, que continha um espaço destinado a tirar dúvidas sobre cada um dos cursos da USP através de diálogos com estudantes. No ano passado, devido à pandemia, a feira teve sua primeira edição virtual, trazendo palestras, bate-papos e materiais informativos. Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

Nascente

Com mais de 30 anos de existência, o Nascente surgiu com a proposta de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP. Contempla as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Anualmente, é realizado um concurso que premia as melhores produções. Por conta da pandemia não houve edição do Nascente em 2020, porém neste ano o concurso estará de volta em formato remoto. As inscrições serão abertas em junho e maiores detalhes serão publicados em breve no site do Nascente.