Escopo e objetivos


Escopo

O mestrado e o doutorado seguem as normas do Regulamento do PPGCPM. 

Mestrado acadêmico em 30 meses, compõe 28 créditos em disciplinas e 68 em atividades de pesquisa e redação da dissertação, apresentada em defesa pública.

Doutorado acadêmico em 48 meses, compõe 21 créditos disciplinas e 143 em atividades de pesquisa e redação da tese, apresentada em defesa pública.

Percurso do discente pelo currículo

A estrutura curricular do PPGCOM atende a mestrados e doutorados com a mesma grade de disciplinas ofertadas. É prática histórica do Programa que os dois níveis de formação comunguem do mesmo ambiente de aulas, grupos de pesquisa, atividades complementares e demais atribuições formadoras do perfil do futuro mestre/doutor(a). A especificidade do curso de mestrado e de doutorado está no número de créditos a ser cumprido, nos créditos de atividades complementares, na especificidade do tratamento dado ao objeto de pesquisa e em sua abordagem teórico-metodológica. Requerem-se estágios diferentes de apresentação de projeto de pesquisa, de relatório de qualificação bem como da produção final dissertação para mestrados e tese para doutorados. O percurso acadêmico relativo a cada nível é competência do orientador/a, dos examinadores do processo de seleção, dos examinadores da qualificação e dos examinadores da defesa. Também, no percurso acadêmico das disciplinas, cabe aos ministrantes a avaliação coerente com o nível (mestrado/doutorado) em que está o aluno/a.


Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP tem como missão formar/qualificar pesquisadores/docentes nos níveis de mestrado e doutorado dentro de parâmetros de excelência para atuação inter, trans e multidisciplinar na área das Ciências da Comunicação. O PPGCOM promove impactos em nível nacional e regional ao formar pesquisadores/docentes que passam a atuar como lideranças destacadas em Universidades brasileiras e Instituições de outros países da América
Latina.

Clique aqui e conheça as nossas linhas de pesquisa.