Exibir Projeto de Pesquisa

Docente: Maria Dora Genis Mourão

ProjetoTítulo: A montagem cinematográfica na contemporaneidade audiovisual
Situação: Em andamento
Súmula: A pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da montagem na produção audiovisual contemporânea, especialmente naquelas obras que resultam dos cruzamentos de campos estéticos. A reflexão sobre a montagem foi tema crucial em vários momentos da história e da teoria do cinema. Se bem a primeira idéia que surge quando se fala em montagem é sua vinculação a uma técnica cinematográfica (cortar e colar, seja fisicamente como antes, seja virtualmente como agora), a montagem vai muito alem disso. É o momento da construção do discurso. Para o teórico da montagem S.M.Eisenstein o cinema é uma arte genuinamente sintética, uma arte da síntese orgânica em sua própria essência . Partindo dessa premissa, e de que o cinema se constrói a partir das relações com outras formas de arte constituindo-se em uma síntese qualitativa delas, Eisenstein imprime à montagem um valor estético, alem de ideológico, diante da capacidade que a montagem tem de organizar esses códigos heterogêneos. A trajetória da produção cinematográfica se desenvolveu no decorrer da história por dois caminhos paralelos, caminhos esses que por vezes se cruzam e se influenciam: aquele da ILUSÃO DA RERESENTAÇÃO DA REALIDADE calcado no referente, e aquele do artifício que aponta para um REAL DO REFLEXO (em contraposição a uma impressão da realidade) e que refaz o referente transformando-o em imaginário. Esse imaginário que acompanha o cinema desde seu primórdio é ativado por criadores como Méliès e Eisenstein e retomado na contemporaneidade com as novas ferramentas de produção que estão a serviço da criatividade. No entanto, a vertente do cinema narrativo clássico vai ocupando seu espaço a ponto de Andre Bazin refletir sobre o fato de que rapidamente o cinema se volta para uma "total e completa representação da realidade, uma perfeita ilusão do mundo real em som, cor e relevo . Há uma obsessão realista que persegue a história do cinema, conjugada a uma obsessão narrativa. A montagem encontrará nessas duas vertentes formas diferenciadas de aplicação. O surgimento da tecnologia vídeo (primeiro analógico e depois digital) e as novas formas de produção colocam em pauta novamente questões de montagem. Seja pelo avanço da tecnologia que muda radicalmente o aparato (moviola versus computador), seja pelo aumento de possibilidades de manipulação de imagens e sons que a tecnologia digital coloca à disposição do realizador ampliando as possibilidades de escritura do filme. É nesse panorama que se pretende recuperar a importância da montagem como criadora de sentidos e como possível lugar de intersecção das várias formas e gêneros de expressão artística.
Palavras-chaves: cinema, audiovisual, montagem,
Linhas de pesquisas: Poéticas e Técnicas Poéticas e Técnicas do Audiovisual
Ano de início: 2010
Ano de término:

Fomento Agência:
Natureza:
Valor concedido:
Doutorandos:
Mestrandos:
Graduandos:
Iniciação científica:
Pré-IC:

Pertence a grupo de pesquisa?Grupos de pesquisa certificados pela ECA:
Nome do grupo de pesquisa:
Grupo registrado como diretório no CNPQ?:

Equipe:
Projeto em PDF:

 

Voltar    Todos os projetos