Ricardo Alexino entrevista membros da URB-I no "Diversidade em Ciência", da Rádio USP

23/12/2017 14:00
23/12/2017 15:00

Neste sábado, dia 23, vai ao ar o programa Diversidade em Ciência, da Rádio USP, com o professor Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Ele entrevista o urbanista Yuval Fogelson e o jornalista Paulo Carmagnani Franco, que falarão a respeito do espaço público, urbanismo e mobilidade nos grandes centros urbanos.

Os entrevistados são membros da URB-I: Urban Ideas, grupo que busca a revitalização de espaços em São Paulo para torná-los mais agradáveis aos pedestres, engajando a sociedade nos espaços públicos e promovendo a interação entre eles e os indivíduos. O grupo utiliza do urbanismo tático como metodologia, e ainda promove eventos, palestras, oficinas e estudos urbanos.

Paulo Carmagnani Franco (à esquerda); Yuval Fogelson (à direita). Foto: Ricardo Alexino Ferreira

A URB-I: Urban Ideas foi vencedora do concurso USP Cidades e da WRI Brasil com a revitalização da rua Joel Carlos Borges para a mobilidade e acessibilidade em 2014, e recebeu o primeiro lugar no prêmio Independentes Curtas: Mobilidade do 2º Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito (Mobifilm) com o filme entitulado A transformação da rua Joel Carlos Borges, registro documental do projeto, dirigido por Franco.

Co-fundador da URB-I, Yuval Fogelson é graduado pela Universidade Técnica de Delft, na Holanda, e mestre pela Universidade de Sidney, na Austrália. Paulo Carmagnani Franco é jornalista formado pela PUC-SP, já foi editor-chefe do Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, e, atualmente, é sócio da produtora Blu Filmes.

O programa Diversidade em Ciência vai ao ar sábado, 23, às 14h na Rádio USP, que pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou no próprio site da rádio.